Iluminação correta no escritório aumenta produtividade e sensação de bem-estar
O cansaço e falta de produtividade podem ser diminuídos se o ambiente tiver um projeto luminotécnico correto. Muita ou pouca luz cansam não só o olhar, mas o colaborador de forma geral. Assim, como a luminosidade excessiva causa ofuscamento e pouca luz fadiga, é necessário pensar com cuidado nas luzes.
Inclusive, acontece de o tipo de iluminação ser diferente para atividades distintas. Um escritório em que as pessoas desempenhem atividades de ilustração, por exemplo, vai precisar de pontos de luz específicos na mesa de projeção. Já aqueles que trabalham mais ao telefone terão uma especificidade diferente, que só será melhor definida por um profissional que estude o espaço, um arquiteto ou designer de interiores, normalmente.
No entanto, de forma geral é possível dar algumas orientações gerais, que funcionam para todos os tipos de escritórios.
Luz branca é estimulante
Para evitar o cansaço, a fadiga, recomenda-se usar luz branca, pois ela tem como característica estimular o colaborador. Pensar na iluminação é ainda mais necessário em locais com poucas janelas, já que não haverá entrada de luz natural.
Nunca coloque luz que incida no monitor do computador
Os computadores já têm um brilho natural na tela. Quando um ponto de luz é colocado atrás de quem o utiliza, a luz incide sob a tela e ofusca a visão, o que pode provocar cansaço e desconforto. Deve-se optar pelas luminárias anti-ofuscantes, um bom exemplo são as luminárias com aletas que tem como função exatamente controlar o ofuscamento que as lâmpadas podem provocar.
Invista em acessórios móveis como luminárias
Se seu escritório já foi projetado e não condições, financeiras ou de tempo para uma reforma, uma solução é investir em peças que podem ser inseridas no espaço sem alterar a estrutura. Nos locais em que a necessidade de mais luz é necessária, luminárias são ótimas opções. Além disso, elas podem ser usadas apenas quando a atividade estiver sendo desenvolvida.
Fique atento a essas três dicas básicas de iluminação para escritório. Em caso de dúvida, venha na Lampadário para conversarmos a respeito.