Iluminação correta em academia aumenta disposição para malhar
Fazer atividade física é muito importante, isto todo mundo entende com facilidade. No entanto, nem sempre é fácil criar o hábito de se exercitar. A boa notícia é que a iluminação adequada na academia pode ajudar a ter mais disposição, melhorar a sensação de bem-estar no espaço e consequentemente a frequência dos alunos, além dos resultados.
As dicas de como deve ser a iluminação nas academias são muitas, já que a maioria oferece mais de uma atividade: de musculação, passando pelos exercícios aeróbicos(dança, spinning, luta) até modalidades que permitem relaxar, como ioga.
Iluminação cênica para aulas de spinning
O ritmo dos exercícios nas aulas spinning é ditado pela música. A iluminação cênica ajuda a deixar a aula mais animada. Iluminação inspirada em boates com globos e luzes que trocam de cor podem cair muito bem nas salas de spinning.
A atividade conhecida por torrar muitas calorias é bastante intensa, por isso o aluno precisa ser estimulado a pedalar. A iluminação, junto à animação do instrutor e a música com certeza dão conta do recado. O resultado é uma turma mais engajada, com alunos mais frequentes e que encaram o exercício como um momento de extravasar com alegria em vez de ser uma hora de sacrifícios.
Luzes para sala de musculação e atividades aeróbicas
A musculação e os exercícios aeróbicos são atividades que exigem muita energia. O praticante não pode se sentir cansado, por isso as luzes neutras ou brancas são as mais indicadas para deixar o aluno mais ativo, disposto a completar as séries da ficha, chegar ao fim da aula de dança ou luta.
Um parêntese, nas aulas de dança pode-se investir em iluminação cênica também, a depender do ritmo da aula, se os ritmos são tocados na balada combina muito bem e ajuda os dançarinos a entrarem no clima.
Iluminação para área da piscina na academia
O ideal é usar refletores que jogam a luz sobre as águas e luzes no entorno da piscina para evitar acidentes. Se forem usadas lâmpadas dentro da piscina, o ideal é a iluminação de fibra ótica, pois demandam baixa manutenção e são as mais seguras(veja mais neste artigo).
Sala de ioga e pilates
Além de fortalecer o corpo, a ioga e o pilates propiciam relaxamento e propõem a ser exercícios que trabalham a mente. Ao mesmo tempo, o aluno tem que ficar disposto para fazer os exercícios e guardar o relaxamento para os minutos finais, em que o professor geralmente reserva um tempinho até para massagem.
Assim, use lâmpadas dimerizadas para poder aumentar e diminuir a intensidade de acordo com o momento da aula.
Investir em iluminação nas academias é acertado para aumentar o bem-estar dos alunos e até a frequência. Siga as dicas e sucesso!