Iluminação com fibra ótica ajuda criança com Síndrome de Down
A Lampadário tem a categoria Iluminação e Bem-Estar neste blog por um motivo muito nobre: um projeto luminotécnico bem-feito contribui para a qualidade de vida e até saúde de quem está no ambiente. A nossa parceira Fasa Fibra Ótica foi citada recentemente na revista Lume Arquitetura por isso. A arquiteta Emili Lazaretti escreveu um estudo de caso sobre um quarto projetado por ela para uma criança de quatro anos com Síndrome de Down.
Segundo a profissional e a mãe da menina, a criança tinha dificuldades de ficar sozinha no quarto antes da reforma, levantava-se várias vezes e mesmo na cama dos pais ficava agitada, sentava-se várias vezes ao longo da noite. O espaço sofreu outras alterações, porém, o céu estrelado com fibra ótica é a parte que a criança mais gosta.
“Ela adorou as estrelinhas, quando vai uma amiguinha lá em casa ela corre para mostrar”, comentou.
A mãe também contou que à noite ela pede para ouvir historinhas e ligar as estrelas. A garota que antes não rendia tanto na escola por causa da agitação quando deveria dormir, fica mais calma depois da instalação do céu estrelado. A mãe e o pai também puderam descansar mais, além de ter mais privacidade.

Outros resultados interessantes com fibra ótica em hospitais
Wilson Saloutti, especialista em Fibra Ótica da Fasa, também é citado no estudo de caso de Emili Lazaretti por outros projetos semelhantes que deram bons resultados. De acordo com o artigo, nas salas de Terapia Ocupacional Visual da AACD as fibras óticas instaladas deram bons resultados. Em um hospital, é citado que as crianças ficaram menos irritadas durante procedimentos médicos.
No Hospital São Luiz – Itanhim, de São Paulo, Capital, uma sala de parto recebeu vários pontos de luz. O conforto lumínico aumentou porque foram removidos os refletores considerados agressivos. De acordo com a obstetra Lígia Masson, a qual falou sobre a experiência de atender no local, o resultado é muito bom para as mamães que estão prestes a dar a luz, tensas e ansiosas.

Saiba mais:
Veja o estudo de caso na íntegra
Matéria com a fala da obstetra sobre a sala de parto com fibra ótica
Veja dicas de como fazer as crianças dormirem sem os pais
Foto da capa: