Diferenças entre Temperatura de Cor e Índice de Reprodução de Cor
Temperatura de Cor e Índice de Reprodução de Cor(IRC) são dois conceitos da luminotécnica muito importantes, porém são muito confundidos. Por isso, o VI Espaço do Conhecimento na Lampadário abordou as diferenças entre os dois.
Com o objetivo de reforçar o entendimento, vamos mostrar neste artigo a definição de temperatura de cor e Índice de Reprodução de Cor(IRC). Para começar, vamos conceituar os dois termos.
Índice de Reprodução de Cor(IRC)
Referente a qual porcentagem a luz é capaz de reproduzir fielmente uma cor. Varia de 0 a 100. IRCs acima de 80 são considerados bons e superiores a 90 ótimos. O melhor IRC é o do sol, 100.
Não tem a ver com a cor da luz e sim com a fidelidade os tons originais do espaço serão percebidos.
Temperatura de Cor
O conceito diz respeito à tonalidade da luz. A temperatura de cor é medida em Kelvins e é inversamente proporcional: quanto maior a temperatura de cor, mais fria é a luz.
Para termos como parâmetro:
Abaixo de 3 mil Kelvins: luz quente
Entre 3 e 4 mil Kelvins: luz neutra
Por volta de 6.500 kelvins: luz fria
Como analisar IRC e temperatura de cor?
No momento de avaliar qual luz será escolhida para um projeto, pense na finalidade do espaço, se é necessário que as cores sejam destacadas. Um bom IRC é fundamental em espaços como galerias de arte, ateliers, estúdios de maquiagem, restaurantes e alguns tipos de loja.
Ele não deve ser avaliado sozinho, pois a tonalidade da luz, relacionada à temperatura e até as cores da parede podem interferir no resultado final. Assim, é necessário avaliar os dois ao mesmo tempo. Até porque lâmpadas com temperaturas de cor diferentes podem ter o mesmo IRC.
Assim, é necessário pensar qual efeito de iluminação é o mais adequado para o ambiente. Quanto ao efeito, é preciso lembrar que luzes mais quentes, de tonalidades amareladas, criam espaços mais intimistas e charmosos. As luzes frias são indicadas para ambientes em que é necessário estar mais alerta, como os escritórios e outros locais de trabalho.
Alguns locais, como sancas, dispensam uma luz com IRC bom. Como é uma iluminação de efeito e indireta, o importante é a tonalidade da lâmpada, com temperatura de cor entre 3 e 4 mil kelvins.
Em casas de idosos, os especialistas em saúde da terceira idade aconselham que seja usada a luz fria, já que eles se expõem menos à luz natural e tendem a se deprimir mais. Assim, a luz nesta temperatura de cor melhora a saúde dos mais velhos.