Certo e errado na iluminação dos provadores de roupa
Você já experimentou uma roupa e desistiu de levar depois de se olhar no espelho? A situação pode acontecer por causa da iluminação no provador de roupas. Muita gente acha que é por causa do espelho, porém, o maior culpado, na verdade a culpada, é a iluminação incorreta. Taí a foto da blogueira Constanza Fernandes, do blog The Futilish, com a mesma roupa em quatro provadores de lojas de departamento que não nos deixa mentir.
Repare que até o formato do corpo parece mais bonito no provador dois. Não trata-se de ilusão de ótica. Lembra daquela foto em que você estava muito bem maquiada, com cabelo arrumado e saiu mal? Ou então, no mesmo dia ficou bem em umas fotos e nem tanto em outras? Grande parte é influência da luz, muito mais do que da fotogenia da pessoa.
E como fazer para que o provador daquela loja que você está projetando não façam os clientes pensarem que precisam mais de uma academia do que de roupa nova? Vamos explicar.
- Nunca coloque luz na parte de cima do provador
O mais indicado é a luz frontal. Deve-se colocar pontos de luz dos dois lados do espelho na vertical, também pode-se optar por uma luz na parte de trás, neste caso a parede deve ser branca para refletir melhor a iluminação. Assim, evita-se sombras e efeitos indesejados.
- Bom IRC
Sempre opte por lâmpadas com bom IRC para que a cor seja a mais próxima da original possível. Isto evita que o cliente chegue em casa e pense que levou a tonalidade errada.
É muito importante observar essas dicas de iluminação ao fazer projetos para lojas de roupas. Mais do que criar espaços agradáveis, o arquiteto e designer de interiores têm como missão promover o bem-estar de quem está nos ambientes. E oferecer uma iluminação adequada nos provadores mexe com a autoestima, até faz que a loja venda mais, pois o cliente verá que a roupa cai bem.
Fontes:
Cleina Reis, engenheira especialista em luminotécnica e proprietária da Lampadário