5 dicas de iluminação para quarto
A iluminação dos quartos deve ser planejada para propiciar recolhimento, facilitar o sono e momentos de tranquilidade.
Veja cinco dicas que vão proporcionar tudo isso!
1. Evite a luz fria e direta sobre a cama
Independente de ser quarto de casal ou solteiro, nunca use luz direta sobre a cama, ela vai fazer quem está no local ter mais dificuldade para dormir mesmo que a luz seja apagada no momento de deitar.
2. Dimer nas luzes dos quartos é dois em um
O dimer, dispositivo que permite regular a intensidade da luz, é um ótimo recurso para ser colocado nos quartos. Ele tem duas funções: criar ambientes intimistas e charmosos ou simplesmente diminuir a luminosidade para facilitar a chegada do sono.
3. Luminárias, abajures e luzes direcionadas para ler antes de dormir
Ler na cama é um hábito comum e a luz é fundamental. As luminárias e abajures são ótimas peças para ajudar nesta tarefa. Em muitos projetos recentes têm sido comum usar iluminação acima da cabeceira da cama para direcionar a luz para o livro. No caso dos quartos de casal, há opções de colocar a luz com um dimer para cada. Assim, um não incomoda o outro.
Os abajures e luminárias no quarto ainda podem funcionar como peças decorativas.
4. Luzes para destacar peças decorativas
O(s) dono(s) do quarto normalmente adoram colocar peças que mostrem a personalidade dele(s) no espaço. Assim são comuns esculturas, quadros e outros. Para destacá-los, arquitetos e designers de interiores devem usar a luz amarela.
5. Iluminação na cabeceira
Se as cabeceiras já podem mudar um quarto, dando um destaque à decoração, a cabeceira iluminada dá um toque ainda mais aconchegante. É possível iluminá-la com LED. O resultado é lindo.