3 boas razões para iluminar jardins
Durante o dia, a luz natural basta para contemplarmos áreas externas, principalmente os jardins. À noite, caso a área não seja iluminada, o jardim fica, literalmente, apagado. Há muitas razões para iluminar um jardim além de poder admirar a beleza de árvores e flores, entre elas:
Segurança
Mesmo que o local não seja ocupado à noite, pode acontecer de ser necessário ir até o quintal. Por isso, para evitar que as pessoas se machuquem, as luzes tornam os jardins mais seguros duplamente, pois uma área iluminada também não é a preferida de assaltantes.
Efeito de luz nos jardins
A iluminação nos jardins transforma o espaço à noite. É possível que seja tão bonita quanto durante o dia se o projeto for bem pensado. As peças da Roto Planetária, por exemplo, são exemplos de que você pode ir além na iluminação de jardim. É possível criar cenários com muita personalidade.
Melhor aproveitamento da área externa
Um jardim iluminado possibilita que você passe mais tempo no quintal. Em um país quente como o nosso, ter uma área externa para aproveitar as noites quentes vem a calhar. Para os mais festeiros, pode-se ainda promover eventos no jardim. Claro que, nesse caso, talvez seja necessário um reforço na iluminação para a festa, mas os efeitos de luz no jardim já deixarão o espaço agradável para os convidados
O aconselhável é destacar alguns pontos do jardim e com luz indireta para criar uma atmosfera agradável. A área que irá receber mais luz são os caminhos e se o local tiver pérgola.
Cuidados com a iluminação de jardim
Apesar das vantagens é importante tomar alguns cuidados, pois como trata-se de uma área externa, sujeita a variação do clima, incidência solar, chuva, umidade e ação de insetos, é necessário optar por peças próprias para o ambiente. Caso contrário os gastos com manutenção e necessidade de trocas serão mais altos.
Outro cuidado é com a instalação. Se for mal feita, algum fio fique sem vedar, por exemplo, pode provocar acidentes com animais de estimação. Assim, o paisagista ou arquiteto devem checar se a instalação das peças foi bem feita e sempre contar com profissionais que prezam pela qualidade do serviço.
Outra precaução a ser tomada é com as escadas. Os degraus devem receber faixos de luz na horizontal, como se varresse cada um com a iluminação ou de forma que eles não fiquem escuros, como mostrado na foto abaixo. Se a escada for iluminada de outro jeito, o risco de acidente é maior por dificultar a visualização dos degraus.
Tem mais alguma dúvida sobre como iluminar seu jardim? Na Lampadário há profissionais que podem ajudá-lo. Fique a vontade para vir à loja e bater um papo conosco sobre as melhores opções de peças para seu jardim.