Como iluminar áreas de passagem corretamente
Um caminho com iluminação é um charme. No entanto, as luzes em locais de passagem servem bem mais do que para deixar o local bonito. Principalmente nas áreas externas, como nos caminhos de um jardim ou na entrada de casas e prédios, a iluminação dá mais segurança para quem passa por ele. Porém, vemos muita iluminação feita da maneira incorreta nesses lugares.
O certo é “varrer” o chão do caminho ou degraus com a luz.
Se foram colocadas apenas peças balizadoras, observe se a luz é suficiente para iluminar todo caminho, elas devem ser mais do que demarcadoras do lugar, pois algumas apenas indicam qual caminho fazer. É preciso escolher as que varrem o caminho com luz e demarcam o local de passagem se não houver outra fonte luminosa.
Em casos de caminhos mal iluminados, colocamos em perigo quem passa pelo local, principalmente quem tem algum problema de visão ou alguma dificuldade para andar, pois uma das funções da iluminação nos caminhos é mostrar se há algum obstáculo no percurso.
Principalmente em passagens com escada, observar se a luz varre os degraus é muito importante. Uma luz geral também é eficiente, já que ilumina toda a área.
Luz nos corredores
Os corredores em espaços fechados têm sido cada vez mais aproveitados. Muitos se transformam em verdadeiras galerias com fotos da família ou quadros. Assim, eles têm se tornado mais que espaços de passagem, são pontos de parada para ver as obras de arte ou fotos.
Para que quem passe pelo espaço contemple melhor o que é exposto no corredor, indicamos a luz direcionada, pois deixa o local de passagem mais aconchegante e destacam as fotos ou quadros.
Como função cênica, as arandelas também proporcionam efeitos de luz belíssimos nas paredes.
Dê mais segurança e beleza para quem passa pelo seu espaço. Invista na iluminação nas áreas de passagem!